EDU RIBEIRO
Release

Nascido em 17 de Setembro de 1976 no bairro da Lapa, em São Paulo, Carlos Eduardo Ribeiro passou a primeira metade da sua infância no município de Taboão da Serra, zona Sul de São Paulo . Ter sido criado na periferia, passando pelas dificuldades ,fez com que ele pudesse adquirir a humildade, respeito e os valores da periferia que o acompanham até os dias de hoje.

Durante os anos de 1986 e 1987 Edu Ribeiro e sua Família moram em Salvador conhecendo um pouco da cultura musical e as pessoas deste lugar. Em 1990 ele volta a morar na Bahia e depois (1991) vai morar em Luanda Angola.

Um ano e meio vivendo na capital africana dá a Edu Ribeiro a primeira base da sua conscientização e valorização como negro.

Em 1993, ele descobre a sua primeira paixão musical: o RAP. A batida forte, letras contundentes e ritmo envolvente fazem a cabeça do jovem Edu Ribeiro que decide cantar rap sob o codinome "Steel".

Esse é o segundo momento de conscientização que Edu Ribeiro passa: o movimento negro totalmente interagido com o movimento hip-hop dá novos e marcantes horizontes para o novo rapper.

No mesmo ano, Edu Ribeiro é convidado a ingressar no grupo de rap M.R.N. (Movimento e Ritmo Negro), que tinha acabado de lançar seu primeiro disco.

Passados alguns anos e algumas formações chega um novo DJ: o até então desconhecido DJ Cia nascendo assim uma grande parceria até os dias de hoje.

Depois de shows importantes como o "300 Anos de Zumbi" no Vale do Anhagabaú, uma nova coletânea ("Das Ruas pro Mundo"), um disco de Djs e alguns prêmios como "Melhor Grupo de Rap de 1995" da Chic Show.

Após a sua saída deste grupo Edu Ribeiro já tocava violão e cantava um pouco, por indicação de um amigo, ele descobre o (extinto) Sarau do KVA, uma casa de show situada no bairro de Pinheiros (SP), onde havia música, fotografia, poesia, teatro, pintura e pessoas que se interessassem pelas artes.

Participar de um movimento que fervilhava criatividade e cultura era a motivação que Edu Ribeiro precisava para começar a compor suas músicas. As suas primeiras canções foram "Vem me Ver", "Sereia" e "Paz Interior".


Já decidido a fazer reggae, começa a montar sua banda no início de 1998. Porém, a ida de alguns integrantes para o exterior faz com que o seu sonho de ter uma banda de reggae seja adiado, mas não cancelado.


Passados cinco anos e um disco com sua banda de forró universitário, chegando a assinar um contrato com a gravadora EMI atingindo a vendagem de 80.000 cópias liderando nas composições e sendo o vocalista Principal e participando de alguns programas de televisão Edu Ribeiro traz na manga novas e velhas composições e produções para este novo trabalho.

Em 2004, lança no mercado então o seu primeiro cd solo, “ROOTS REGGAE CLASSICS VOL1 e outras canções...” Chegando quase todo autoral, com exceção de uma releitura de “AZUL”, canção de DJAVAN.

Este trabalho conta com participações especiais do ALEXANDRE CARLO (vocal - Natiruts) na faixa “SEREIA” – DJ CIA – (RZO) na faixa ”MARAVILHA (O GUETO)”– ANDRÉ BRITO (Gaita - Peixeletrico) na faixa “SEREIA” e MICKY SENE Guitarrista da banda Internacional ALPHA BLONDY na faixa “REDENÇÃO”

Hoje, mais feliz do que nunca, lança seu disco-solo e explica: "Ser dirigido, produzir e tomar conta do seu próprio trabalho é tarefa árdua, mas é o sonho de uma vida".
Após quase dez anos viajando pela música brasileira, Edu Ribeiro se sente em casa estando de volta pra o reggae, que chama de "lar, doce lar", deixando bem
claro: "daqui não saio, daqui, ninguém me tira".